top of page

Às vezes a gente cai porque precisa aprender a se levantar


Batman sob chuva forte

Devido à perda traumática de seus pais, o personagem Bruce Wayne se torna o super-herói Batman

Sabe o Batman, o personagem fictício da DC Comics? Ele mesmo! Eu sou fã da história do menino que, após testemunhar o assassinato dos pais, decidiu desenvolver-se física e mentalmente para fazer justiça. A história deste super-herói me faz pensar que os problemas que vivemos na vida – especialmente os mais difíceis – podem fazer maravilhas pela nossa evolução pessoal.

Eu sempre gostei de pensar que as situações da minha vida têm um propósito, ou seja, uma razão para acontecer de determinada forma e em determinado momento. E isso vale também para todas as experiências negativas. Nos momentos mais críticos da minha vida, eu encontrei verdadeiros tesouros para a minha evolução como pessoa.

Eu sou grata pela minha maior dor

Houve um período especialmente doloroso da minha vida em que tive depressão e um transtorno de personalidade, o TPB (transtorno de personalidade borderline, caracterizado por instabilidade e hipersensibilidade emocional, comportamentos autodestrutivos e de automutilação, dependência etc). Pensa na fase mais difícil da sua vida... Essa foi a minha.

E, apesar de, na época, eu não enxergar solução para o meu problema e acreditar que aquela situação realmente iria me matar, as coisas lentamente mudaram e, num belo dia, aquele pesadelo já era passado para mim. E sabe o melhor? Toda a dor que eu senti e todas as perdas que tive com a situação valeram a pena. Parece absurdo, mas hoje eu consigo inclusive ser grata por tudo aquilo.

Sabe por quê? Porque, por ter vivido toda aquela “tragédia”, duas coisas importantes aconteceram:

[if !supportLists]1. Eu APRENDI que a limitação emocional é um problema extremamente sério

[if !supportLists]2. Por ter sentido a seriedade disso na pele, eu DECIDI ser parte da solução deste problema

Problema = oportunidade

Este é apenas um exemplo pessoal de como um grande problema pode trazer aprendizados e decisões importantes. E tais aprendizados e decisões podem nos fazer crescer muito. O aprendizado que tive e as decisões que tomei a partir do que me aconteceu não apenas me fizeram melhorar como pessoa, como também me conduziram à missão de vida que persigo hoje, de incentivar a transformação das pessoas.

Os problemas são OPORTUNIDADES PRECIOSAS que nos forçam a parar e rever a maneira como conduzimos nossas vidas. Quando nos vemos diante de uma situação problemática, geralmente buscamos por uma solução, não é?

E, como não se resolve um problema com a mesma mentalidade que o criou, neste processo, desenvolvemos uma nova maneira de pensar, um novo mindset. E esta nova mentalidade, então, nos permite ir para o próximo nível, o que, afinal, nos permite crescer.

Diferentemente de mim, pode ser que você não acredite que tudo tem um propósito, mas o fato é que você pode se beneficiar de seus problemas e evoluir como pessoa mesmo assim.

Uma excelente maneira de fazer isso é por meio de Perguntas Poderosas de Sabedoria (que, em Coaching, chamamos de PPS). Então, ao se deparar com uma situação negativa em sua vida, pergunte-se:

[if !supportLists]1. O que posso extrair de APRENDIZADO desta situação?

[if !supportLists]2. A quais DECISÕES este aprendizado me conduz?

[if !supportLists]3. A quais AÇÕES este aprendizado e estas decisões me conduzem agora?

[if !supportLists]4. Como posso ter uma postura de GRATIDÃO nesta situação?

As perguntas corretas, aquelas que são orientadas para resultados positivos, nos ajudam a fazer com que os ganhos se tornem muito maiores do que as perdas, em momentos desafiadores. Se você estiver passando por um deles, aproveite a sua oportunidade e faça a experiência ruim valer a pena. Ou seja, aprenda tudo o que precisa aprender agora para evoluir e não ter que passar novamente por isso no futuro.

Que aprendizado você pode extrair hoje dos problemas que enfrenta? Quais decisões e ações você pode fazer agora? Na história fictícia do Batman, o sofrimento pela morte de seus pais foi exatamente o que o fez se tornar um super-herói. Você topa transformar sua queda em um voo incrível? Eu topo!

Recent Posts
bottom of page