top of page

Definir em detalhes o que você realmente deseja é o primeiro passo para o sucesso


Pés subindo os degraus de uma escada

A razão número um pela qual a maioria das pessoas não consegue o que quer é o fato de elas não saberem o que querem – T. Harv Eker, autor do best seller Os Segredos da Mente Milionária

Se hoje eu te perguntasse o que te impede de realizar os seus maiores sonhos, o que você me responderia? Sua resposta poderia variar bastante entre coisas como medo, falta de uma ação direcionada, poucos recursos etc. No entanto, eu vim te dizer que muito provavelmente você ainda não realizou os seus maiores sonhos simplesmente porque você não sabe bem o que quer.

E agora eu já te imagino reagindo energicamente: “Como assim não sei bem o que eu quero? Eu sei muito bem que quero isso (o seu maior sonho)”. Durante muitos anos eu mesma acreditei que bastava desejar muito alguma coisa e me dedicar bastante para conquistá-la. Mas não é bem assim. Não se trata apenas disso porque é impossível descobrir como conseguir o que se deseja sem antes saber com precisão o que você quer.

O seu desejo deve ser claro como cristal

Quando eu era criança, sem sequer saber que estava praticando um exercício de visualização criativa, passava longos momentos imaginando como seria e o que faria se tudo o que eu mais desejasse acontecesse. Era algo muito divertido e que eu amava fazer!

Como a mente humana sempre procura por razões lógicas para explicar sua realidade, eu frequentemente começava a brincadeira imaginando que tinha acabado de ganhar muitos milhões de reais na loteria. E o restante era basicamente me mudar para a casa dos meus sonhos, comprar tudo o que eu desejasse e viajar para vários lugares.

Apesar de sonhar com coisas luxuosíssimas e querer muito viver tudo aquilo, eu nunca era específica em relação aos meus sonhos. Em minha mente, eu desejava intensamente uma infinidade de coisas, mas tudo se resumia a um mero e vago conjunto de coisas boas e “ricas”. Nada específico como morar no bairro tal, numa casa assim e assado e me hospedar nos hotéis X e Y.

E, assim, eu passei quase a minha vida inteira desejando algo muito bom – que eu não sabia exatamente o que era – e esse desejo impreciso não me proporcionou nenhuma realização.

Imagine que você entra em um táxi na sua cidade e pede ao motorista para te levar a um lugar de que você goste. Quais são as chances de você parar em lugares onde nunca desejou estar? Muitas, não é? É exatamente assim na vida. Se você não tem TOTAL CLAREZA de onde deseja chegar, irá tomar qualquer caminho, o que, consequentemente, te conduzirá à qualquer lugar.

Como definir objetivos claros

Vamos, então, ao que interessa: como definir com clareza o que você quer. Reserve alguns minutos em um local silencioso e responda detalhadamente à seguinte pergunta em um caderno: o que, EXATAMENTE, eu desejo conquistar?

Por exemplo, se o que você deseja é uma casa, que tipo de casa é? Quantos cômodos ela tem? Quantos andares? Quantos metros quadrados? Tem um quintal à frente ou nos fundos? Tem grama, árvores, piscina? Como é a arquitetura e a decoração? Em que rua e bairro se localiza esta casa dos sonhos? Qual é a cor das paredes, o material do piso? Como são os móveis?

Você pode ir além e definir com total clareza o que você quer para cada área da sua vida: trabalho/carreira, finanças, família, relacionamento amoroso, saúde, espiritualidade, desenvolvimento pessoal, vida social etc. Enquanto não fizer isso, você sempre será levado (a) de um lado para o outro pelas circunstâncias que aparecem em sua vida. E viver assim é abrir mão de seu próprio poder pessoal.

Este é só começo

Especificar o que você quer é apenas o primeiro passo do processo. Mas, enquanto este passo fundamental não é dado, nada acontece. É como se você ficasse “zanzando” irritado (a) por vários lugares dentro de um táxi, sem nunca chegar onde realmente quer. Que tal assentar-se no banco do motorista, assumir a direção do veículo e colocar o endereço EXATO de onde deseja ir no GPS? Este simples ajuste aumentará incrivelmente as suas chances de chegar lá.

O exercício é bastante simples, mas te colocará no caminho certo para a realização dos seus sonhos. Vamos iniciar a jornada?

Recent Posts
bottom of page